Atividades BNCC – Roda de Leitura – 1
Atividades BNCC - Roda de Leitura - 1
Atividades BNCC – Roda de Leitura
Bom dia, professores!
Para reforçar os conteúdos da BNCC, apresento hoje a Atividades BNCC – Trabalhando Leitura.
Projeto Roda de Leitura
– Atividade permanente
– Atividade permanente
Objetivos:
·
Construir
comportamentos leitores.
Construir
comportamentos leitores.
·
Ampliar
o repertório literário.
Ampliar
o repertório literário.
·
Selecionar
e compartilhar livros e textos com os colegas e o professor.
Selecionar
e compartilhar livros e textos com os colegas e o professor.
·
Ouvir
e ler textos literários, desenvolvendo a autonomia e as preferências pessoais
por gêneros, autores e temas.
Ouvir
e ler textos literários, desenvolvendo a autonomia e as preferências pessoais
por gêneros, autores e temas.
·
Confrontar
interpretações.
Confrontar
interpretações.
·
Conhecer
diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma
ilustração produz, confrontando interpretações e considerando esses conhecimentos
na seleção ou indicação de livros.
Conhecer
diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma
ilustração produz, confrontando interpretações e considerando esses conhecimentos
na seleção ou indicação de livros.
A roda de
leitura deve ser uma atividade permanente na rotina semana. É importante que
seja um espaço em que circulem comentários e recomendações entre os alunos e o
professor e os alunos entre si, com o propósito de aprofundar e ampliar os
horizontes literários dos alunos. Gerar momentos de encontros dos alunos com os
livros facilita que construam uma maneira autônoma e, ao mesmo tempo, compartilhada
de se vincularem aos livros.
leitura deve ser uma atividade permanente na rotina semana. É importante que
seja um espaço em que circulem comentários e recomendações entre os alunos e o
professor e os alunos entre si, com o propósito de aprofundar e ampliar os
horizontes literários dos alunos. Gerar momentos de encontros dos alunos com os
livros facilita que construam uma maneira autônoma e, ao mesmo tempo, compartilhada
de se vincularem aos livros.
Participar
de uma comunidade de leitores significa, entre outras coisas, adorar comportamentos
de leitor que facilitem uma experiência intelectual e emocional com os livros.
Cada leitor deverá buscar maneiras de estabelecer essa experiência, suas preferência
por tema, autores e gêneros textuais, mas elas não são construídas sozinhas.
de uma comunidade de leitores significa, entre outras coisas, adorar comportamentos
de leitor que facilitem uma experiência intelectual e emocional com os livros.
Cada leitor deverá buscar maneiras de estabelecer essa experiência, suas preferência
por tema, autores e gêneros textuais, mas elas não são construídas sozinhas.
·
Sempre
que possível, a Roda de leitura deve ter início com um comentário sobre o livro
escolhido, sua temática, autores, gêneros etc.
Sempre
que possível, a Roda de leitura deve ter início com um comentário sobre o livro
escolhido, sua temática, autores, gêneros etc.
BNCC – Eixo leitura
·
Fluência
de leitura para compreensão do texto – habilidade: EF02LP09 – Ler, com autonomia
e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente
e, em seguida, em voz alta.
Fluência
de leitura para compreensão do texto – habilidade: EF02LP09 – Ler, com autonomia
e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente
e, em seguida, em voz alta.
·
Objetivos
de leitura: EF02LP10 – Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na
escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.
Objetivos
de leitura: EF02LP10 – Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na
escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.
·
Autodomínio
do processo de leitura – EF02LP11 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de
textos, com bases em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando,
ou não, as hipóteses realizadas.
Autodomínio
do processo de leitura – EF02LP11 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de
textos, com bases em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando,
ou não, as hipóteses realizadas.
·
Seleção
de informações – EF02LP13 – Buscar e selecionar textos em diferentes fontes (incluindo
ambientes virtuais) para realizar pesquisas escolares.
Seleção
de informações – EF02LP13 – Buscar e selecionar textos em diferentes fontes (incluindo
ambientes virtuais) para realizar pesquisas escolares.
·
Deduções e inferências de informações – EF02LP14
– Inferir, em textos curtos, informações implícitas de fácil identificação.
Deduções e inferências de informações – EF02LP14
– Inferir, em textos curtos, informações implícitas de fácil identificação.
·
Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos – EL02LP15 – Identificar a função
sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo
para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
Atenção para baixar o PDF clique na imagem acima e escreva a senha: FEVEREIRO
Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos – EL02LP15 – Identificar a função
sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo
para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
Atenção para baixar o PDF clique na imagem acima e escreva a senha: FEVEREIRO
adorei
com baixar
Obrigada por compartilhar!
Gostei
PARABÉNS !
Ótimo material!
Parabéns, muito bom!
Parabéns 💐