História da Matemática – Surgimento dos Números (2)

História da Matemática - Surgimento dos Números

1

História da Matemática – Surgimento dos Números

 

Bom dia, professores! Tudo bem?

Posto hoje uma atividade para trabalhar algumas noções numéricas com seus alunos, como a divisão deles entre milhares, centenas, unidades, e etc. Além disso, vocês podem falar um pouco sobre a história da matemática.

Vocês sabiam que a matemática surgiu com os chamados povos mesopotâmicos (sumérios, babilônicos, assírios, entre outros)?  O registro mais antigo que temos de números foram as Tábuas de Uruk, que datam cerca de 4 mil anos antes de Cristo. Nessas tábuas, registros de objetos cotidianos eram feitos, bem como o registro de operações mais simples.

Uma curiosidade é que os chamados povos mesopotâmicos utilizavam a base 60 como base de sua contagem; e não base 10, como utilizamos hoje em dia. Vocês podem ver que a matemática teve várias formas diferentes ao longo da História.

Na época dos Sumérios, por exemplo, a matemática era usada para problemas diretamente práticos, como contagem de plantações, grãos, animais, e áreas. Com o passar dos anos, a formalização matemática foi se aprofundando, e ela passou a ser estudada com a finalidade de entender melhor o seu próprio funcionamento – não mais ligado à problemas práticos.

Vocês podem ver mais sobre a história da matemática na palestra abaixo:

 

História da Matemática – Atividades

História da Matemática - Atividade

História da Matemática - Atividade

1 comentário
  1. Nonata Diz

    Excelente atividade !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.