Geografia 5 ano – Lendo o Mapa Mundi

Geografia 5 ano - Lendo o Mapa Mundi

0

Geografia 5 ano – Lendo o Mapa Mundi

 

Olá pessoal do Atividades Suzano!  Espero que todos estejam bem.

Vamos ensinar nossos alunos a ler o Mapa Mundi?

Vocês podem conferir também abaixo outras atividades de geografia que eu postei aqui no blog, e que com certeza podem ajudar vocês a ensinar os conteúdos do ano.

Geografia – Regiões do Brasil

Geografia –  Planetas

 

Como surgiu o Mapa Mundi?

Vocês sabiam que o Planisfério começou a surgir como conhecemos no século XVI? A primeira imagem que retrata o mundo como o conhecemos hoje é do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522).

Esse cartógrafo fez parte de um grupo de intelectuais que fez o primeiro esforço para desenhar um mapa que representasse toda a Terra. Segundo reportagem da BBC, que visitou a biblioteca onde foi feito o primeiro livro original que continha o registo,

 

Esse marco na cartografia é conhecido como o mapa Waldseemüller, em homenagem ao humanista alemão que o desenhou. Mas Martin Waldseemüller era apenas um dos integrantes de um grupo de acadêmicos que Walter Lud, cânone da igreja de Saint-Dié-des-Vosges, reuniu na cidade.

Lud estava particularmente interessado em cosmografia – o estudo da Terra e seu lugar no Universo – e queria criar uma imagem do mundo que combinasse o conhecimento antigo com os novos relatórios que chegavam das expedições marítimas realizadas na época.

 

 

Objetivo da atividade – Geografia 5 ano

 

Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo, etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.).

Outro objetivo é familiarizar os alunos com a leitura de mapas, sobretudo o planisfério.

Vejam abaixo uma atividade postada pelo portal Nova Escola sobre a interpretação de mapas.

 

 

Geografia 5 ano – Download do PDF

PDF AQUI

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.