Ficha de Leitura – Chapeuzinho Vermelho – 2

Ficha de Leitura - Chapeuzinho Vermelho

0

Ficha de leitura – Chapeuzinho Vermelho

 

Olá pessoal do Atividades Suzano!  Espero que todos estejam bem.

Vamos trabalhar leitura, interpretação de texto, e desenho com nossos alunos?

Tenho dedicado muitos posts a esse tema no último mês, vocês podem encontrar mais atividades de leitura, interpretação e alfabetização abaixo.

 

 

Qual é a importância de trabalhar a leitura com os alunos?

Por que fazer ficha de leitura e atividades sobre isso com os alunos?

Nas minhas pesquisas para este post, encontrei um artigo da Publisher Dolores Prades, em que ela ressalta a importância da leitura entre as crianças para se adequar à um mundo em crise, e no qual o trabalho passa a ser cada vez mais exigente.

Em seu artigo publicado no jornal Le Monde, a pesquisadora afirma:

“Se não garante por si mesma nenhuma salvação, uma vez que não possui nenhum sentido absoluto, ela pode, sim, garantir a democratização do acesso à cultura.

Porém, a leitura é também e, primordialmente, garantia para uma efetiva inserção da grande maioria da população num mercado de trabalho competitivo e capaz de fazer frente às exigências de um mundo global em crise.”

É importante que se formem bons, e numerosos, mediadores da leitura, diz ela. Os professores, que devem desempenhar essa função por excelência, devem estar sempre atentos para a efetivação desse hábito, e para a qualidade da leitura que os estudantes conseguem fazer sozinhos, ajudando-os a melhorar sempre.

E, para isso, é essencial que sejamos bons leitores também. Prades chama atenção para isso, dizendo:

“O perfil desse mediador reflexivo e consciente pressupõe sensibilidade leitora. Todo mediador deve ser leitor, e a formação de mediadores passa necessariamente por esse processo.

Formar leitores não é uma técnica, mas resultado de uma longa familiaridade com o universo do livro, de inserção na cultura letrada, de histórico de leitura responsável pela construção de referências e critérios de avaliação, escolhas e preferências próprios.”

 

Durante o período de isolamento social que se impôs para todos nós no ano de 2020, esse hábito pode ser essencial para formar estudantes autônomos – e isso pode até ser uma grande oportunidade para mudar, ainda que pouco, no grau de independência para aprender.

O matemático e criador da plataforma Khan Academy, Salman Khan, destaca isso em uma entrevista que deu recentemente para o jornal Folha de São Paulo. Se a leitura aumenta o grau de autonomia do aprendizado, o seu estímulo e prática podem ser grandes diferenciais em momentos como esse.

Segundo o matemático:

“O que pode ser positivo é se construirmos hábitos de aprendizagem em casa. Nas férias, muitas crianças de alta renda podem continuar aprendendo ao viajar para diversos lugares e participar da programas de estudo, e isso tem sido uma fonte de desigualdade.

Mas, todas desenvolverem autonomia e construírem hábitos para seguir aprendendo por conta própria, isso terá efeito quando as escolas reabrirem.”

Abaixo, vocês encontram o link de sua organização.

Khan Academy

E também aproveitem para ver palestras sobre esse tema que foram ministradas em TEDs no exterior.

 

 

 

 

FICHA DE LEITURA – PDF DOWNLOAD

Vejam que essa ficha de leitura, bem como outras que estão no blog, e as demais atividades de língua portuguesa, são uma boa ferramenta para consolidar essas habilidades que mencionei anteriormente.

Peço que vocês não compartilhem as atividades diretamente nos grupos. Sempre que forem compartilhar, enviem o link da página, pois o nosso trabalho depende do número de visualizações.

E, sempre que possível, deixem nos comentários aqui ou nas redes sociais sobre o que estão achando do conteúdo, e também sobre sugestões de outros temas que vocês querem ver no blog.

Grande abraço!

 

Ficha de Leitura - Chapeuzinho Vermelho

 

Ficha de Leitura - Chapeuzinho Vermelho

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.