Descobrimento do Brasil – Atividade de História (2)

Descobrimento do Brasil - Atividade de História

2

Descobrimento do Brasil – Atividade de História

 

Olá pessoal do Atividades Suzano!

Espero que todos estejam bem e aproveitando o tempo de isolamento para aprender coisas novas.

Hoje vamos falar dessa data importante para nós: a do descobrimento do Brasil.

 

Uma breve descrição do dia 22 de Abril.

No dia 22 de abril de 1500, aportou aqui em nosso litoral uma comitiva capitaneada por Pedro Álvares Cabral. Foi esse o marco que iniciou a história do Brasil para os países da Europa. Cabral chegou aqui em Porto Seguro, no estado da Bahia.

Considerando que Cabral chegou aqui dois anos após Duarte de Pacheco, e que os povos indígenas já habitavam aqui, é preciso que deixemos claro para quem o termo descobrimento se refere.

Segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling:

“[…] Já em 21 de abril Caminha anotava a existência de “alguns sinais de terra”: algas marinhas e sujeiras de mar. No dia 22, a armada de Cabral, que seguia no caminho das Índias, se deparou com terra a ocidente.

Primeiro, notaram-se algumas aves que foram chamadas de “fura-buxos”, depois um grande monte, muito alto e redondo, logo nomeado monte Pascoal (uma vez que aquela era a semana da Páscoa); o local, por fim, foi chamado de Terra de Vera Cruz.

A reação inicial foi de encanto diante dessa “terra nova, que se ora nesta navegação achou”, mas também de vontade de posse: assim, imediatamente se criaram nome para tudo que se “descobria”. 

E também:

“A essas alturas, os portugueses já iam se julgando donos e senhores dos destinos da nova terra, de seus limites e nomes. No entanto, a descoberta não alterou de imediato a rotina e os interesses dos lusitanos, que então só tinham olhos para o Oriente.

Por isso, durante certo tempo, a vasta área ficou reservada para o futuro. Mas a concorrência internacional, ameaças estrangeiras e os questionamentos acerca do bilateral Tratado de Tordesilhas não permitiriam que a calmaria ali fosse eterna.

Espanhóis já estavam na costa nordeste da América do Sul, e ingleses e franceses, contestando a divisão luso-espanhola do globo, logo invadiram diferentes pontos do litoral.”

(Trechos tirados da obra: Brasil: Uma biografia – Ed. Cia das Letras)

Assim, rapidamente, à partir de 1534, o governo português começa a ocupar mais ativamente o Brasil, para protegê-lo de invasões de outros países.

 

Veja algumas imagens relacionadas à esta data nessa reportagem: O descobrimento do Brasil em 15 imagens históricas. Vocês podem utilizá-las quando trabalhar essa atividade de história sobre o descobrimento do brasil.

 

A TV Senado já dedicou um vídeo para comentar esse momento da História do nosso país. Confiram abaixo:

 

 

Outras Atividades de História Interessantes

Vejam aqui mais atividades que já postei sobre essa disciplina:

 

Descobrimento do Brasil – PDF Download

Atividade de História

2 Comentários
  1. LUCIANA Diz

    BOA NOITE. NÃO CONSEGUI ACHAR O LINK PARA O PDF.

    1. adriana Diz

      Esta bem próximo a imagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.