Atividade: carnaval é cultura!

Atividade de Carnaval

0

CARNAVAL

 O carnaval que conhecemos tem muitas formas diferentes de manifestação em todo o Brasil.
Pensando nesse sentido, montei um calendário para colorir com um tema mais tradicional, de máscaras e uma foliã.
Além da diversão, será bacana abordar a data de comemoração do carnaval, quais os feriados envolvidos, montagem de fantasias, escolas de samba, diferenças regionais (inclusive falar um pouco sobre o tipo de carnaval que  cada localidade tem), entre outros conteúdos.
O carnaval existia para os pagãos romanos, gregos e egípcios. Ele se desenvolveu e localizou em vários países e cidades da Europa. Difícil imaginar nosso ano sem o carnaval, não é mesmo?
Essa festividade desembarcou em nossa terra com os portugueses. Originalmente era um festival limitado aos aristocratas, mas gradualmente se tornou um movimento popular em todo o país, adquirindo características regionais.
Temos como representantes os carnavais da Bahia (com o Frevo); o carnaval paulista (bloquinhos por toda cidade); o carioca; o mineiro (com suas marchinhas típicas das cidades do interior); entre outros que não são tão mostrados na televisão.
Alguns são mais focados em bloquinhos; outros, em marchinhas; e ainda os de São Paulo e Rio de Janeiro são bastante conhecidos pelos desfiles de arquibancada.
Educar essas diferenças culturais no âmbito nacional, regional e internacional é outra maneira de entender a diversidade da cultura brasileira.
Como cada um está ligado à uma história diferente, e peculiaridades de seus povos, esse tema é um prato cheio para se falar sobre Brasil, brasilidades, regionalismos, tolerância, respeito, e alegria.

A plataforma de notícias UOL fez uma longa exposição  sobre as regionalidades típicas dessa comemoração. Vocês podem conferir esse montão de informação aqui.

Para baixar o calendário clique na imagem acima e digite a senha: FEVEREIRO

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.