Atividade de História: Dia do Trabalho (2)

Atividade de História: Dia do Trabalho

2

Atividade de História: Dia do Trabalho

 

Olá pessoal do Atividades Suzano!  Espero que todos estejam com saúde e bem.

Vamos falar sobre o Dia do Trabalhador com nossos alunos?

 

História da data comemorada no dia 1 de Maio

Vocês sabem qual é a história por trás dessa data comemorativa?

Ela surgiu à partir da luta de melhores condições de trabalho, mais especificamente uma jornada que não fosse tão exaustiva, como o que ocorria até o século XX.

A data é um pilar para o movimento sindical no mundo inteiro até hoje. Ela foi reivindicada durante o Congresso Operário Socialista, em 1889. Os congressistas relembravam então a greve nacional que ocorreu nos Estados Unidos em 1886.

Na data de 4 de maio de 1886, ocorria uma manifestação dos trabalhadores em Chicago, que pedia por uma jornada de oito horas. Entretanto, após uma bomba explodir próximo a policiais, um conflito se formou, que ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

A polícia abriu fogo contra os manifestantes, deixando vários feridos e quatro mortos. Assim, a Segunda Internacional Socialista decidiu eleger a data de 1 de maio para homenagear esses mortos, que eram vistos como mártires.

Após a segunda guerra mundial e a consolidação do regime socialista em vários países, essa data passou a ser celebrada com grande vigor nesses países, e os partidos de esquerda que se consolidavam na Europa também passaram a reivindicar a data como importante para a organização dos trabalhadores.

Segundo o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC),

Uma das maiores manifestações de Primeiro de Maio ocorridas no Rio foi a de 1919, que uma militante anarquista, Elvira Boni, lembrou assim: “No Primeiro de Maio de 1919 foi organizado um grande comício na praça Mauá.

Da praça Mauá o povo veio andando até o Monroe pela avenida Rio Branco, cantando o Hino dos Trabalhadores, A Internacional, Os filhos do Povo, esses hinos. Não tinha espaço para mais nada. Naquela época não havia microfone, então havia quatro oradores falando ao mesmo tempo em pontos diferentes.”

Manifestações desse tipo ainda ocorreram no início dos anos 1920, tendo como palco praças e ruas do centro do Rio e de outras cidades do país. Depois escassearam, encerrando uma experiência que, embora não muito bem sucedida em termos da conquista de reivindicações, foi fundamental para o movimento operário.

No Brasil, a data foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, em 1925.

 

Imagens relacionadas com essa Atividade de História

atividade de história - cartazes do 1 de maio

Imagem retirada de matéria do jornal El País Brasil

 

 

Mais Atividades de História do blog Atividades Suzano

8 de março

Dia dos Povos Indígenas

 

Atividade de História – PDF Download

Segue abaixo a atividade de história para baixar.

Atividade de História - Dia do Trabalho Atividade de História - Dia do Trabalho Atividade de História - Dia do Trabalho

 

 

2 Comentários
  1. Helida Araujo Diz

    Bom dia, Adriana!
    Amei essas atividades, porém não estou achando o link para fazer o pdf das folhas. Pode me ajudar?!
    Desde já, muito obrigada por tudo!!!!!

    1. adriana Diz

      Oi Helida, as folhas não estão em PDF, é só clicar sobre as imagens e depois em salvar como. Depois você poderá montar em pdf ou power point.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.