Atividade de História – A Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio

Atividade de História - A Abolição da Escravatura no Brasil - 13 de maio

0

Atividade de História – A Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio

 

Olá pessoal do Atividades Suzano!  Espero que todos estejam bem.

Vamos falar sobre a abolição da escravatura no Brasil?

 

História da Lei Áurea

A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que aboliu a escravidão no Brasil. Apesar de uma data significativa, essa não é a data que os movimentos negros reivindicaram para representar a luta antirracista.

Na época, o Brasil tomou essa decisão fruto de um conjunto de fatores. De início, devemos nos atentar para a forte resistência que os escravos faziam frente ao regime. Rebeliões, assassinatos, vida nos quilombos e vários outros meios foram utilizados para reivindicar sua liberdade.

Segundo matéria publicada pela Biblioteca Nacional:

“Num dos artigos do periódico Aurora Fluminense, exigia-se que o governo fosse mais incisivo na ação contra os quilombos existentes nas cercanias da Corte. O artigo enumerou alguns acampamentos de negros fugidos existentes então.

As providências exigidas não eram meros discursos retóricos da imprensa conservadora, tratava-se de uma questão de sobrevivência econômica para alguns. Em fins do século XIX, manter seus escravos era de extrema necessidade para alguns fazendeiros, pois o fim do tráfico e a promulgação da Lei do Ventre Livre limitavam a manutenção do numero de escravos à compra através do tráfico interno, que se tornara muito caro com a diminuição da oferta.

Os documentos mostram que a fuga e os quilombos não eram as únicas formas de resistência dos negros perante a escravidão: rebeliões, assassinatos, suicídios , revoltas organizadas também fizeram parte da história da escravidão no Brasil.”

Além disso, o Brasil sofria uma forte pressão internacional na época, sobretudo do Reino Unido, para que a prática fosse abandonada. A Inglaterra queria impedir que outros países tivessem um custo reduzido de mão de obra, o que era possibilitado pela escravidão.

Além disso, viam a população escrava como uma potencial consumidora, de modo que era necessário induzi-la para o mercado consumidor de algum modo. Assim, vemos que a motivação dessa pressão internacional não era por razões humanistas.

Apesar de o Dia da Consciência Negra ser o dia que representa melhor a história dos conflitos raciais no Brasil, e que representa os protagonistas da resistência à escravidão de forma mais adequada, é inegável que a data da abolição oficial é relevante para nossa história.

 

Mais sobre “Atividade de História” aqui no blog

 

Atividade de História – PDF Download

 

atividade de história

atividade de história

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.