google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Avaliação de matemática

0

Avaliação de matemática

A avaliação de matemática é um instrumento fundamental para fornecer informações sobre como está se realizando o processo ensino aprendizagem como um todo.  Esta avaliação montei com um conteúdo voltado para o 3º ano do ensino fundamental, de acordo com o conteúdo.

A avaliação matemática deve ser vista como um diagnóstico contínuo e dinâmico como um instrumento para repensar e reformular. Na avaliação de matemática para o 3º ano os conteúdos abordados foram:

  • quatro operações de matemática;
  • medidas;
  • situação problema
  • sistema monetário.

Esta avaliação de matemática é um diagnóstico global do conteúdo que foi trabalhado com o 3º ano do processo vivido durante o bimestre.

A avaliação de matemática

Na educação matemática os indicativos apontam para um trabalho voltado com maior ênfase:

Avaliar o que os alunos sabem, como sabem e como pensam matematicamente.

Avaliar se o aluno compreendeu os conceitos, os procedimentos e se desenvolveu atitudes positivas em relação à matemática.

Avaliar o processo e o grau de criatividade das soluções dadas pelo aluno.

Encarar a avaliação de matemática como parte integrante do processo de ensino.

Focalizar uma grande variedade de tarefas matemáticas e adotar uma visão global da matemática.

Propor situações-problema que envolvam aplicações de conjunto de ideias matemáticas.

Propor situações abertas que tenham mais de uma solução.

Propor o que eu sempre coloco nas indicações de atividades, que o aluno invente, formule problemas e os resolva.

Utilizar material manipulável, calculadora e computador na avaliação.

Importância da autoavaliação

Se pretendemos construir sujeitos autônomos, é preciso que o aluno exercite a reflexão sobre seu próprio processo de aprendizagem e socialização, aqui no blog tem uma pronta para imprimir AQUI!, 

A avaliação feita pelo próprio aluno se bem orientada, é muito construtiva, pois pode favorecer uma análise crítica do próprio desempenho.

Fichas avaliativas

é importante ter na escola uma ficha que revele aos responsáveis pelo aluno, periodicamente e ao longo de todo ano letivo, como está se desenvolvendo o processo educativo dele. Nessa ficha poderão constar dificuldades de aprendizagem, providencias tomadas, responsabilidade em casa/família, aspecto afetivos, socialização, organização, etc.

Esta avaliação montei com um conteúdo voltado para o 3º ano do ensino fundamental, de acordo com o conteúdo.  A avaliação matemática deve ser vista como um diagnóstico contínuo

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.