google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de matemática: Expressões numéricas

atividades-de-matemática-expressões-numéricas

0

Atividades de matemática: Expressões numéricas

Atividades de matemática para alunos de 4º e 5º ano com expressões numéricas. As atividades de matemática estão em PDF prontas para imprimir e aplicar em sala de aula.

 

Expressões Numéricas

É a representação de uma sequência de operações (multiplicação, divisão, adição e subtração).
Exemplo:  10 x 2 – 6 ou 28/4 – 5

Mas como saber qual a operação tem prioridade nas expressões numéricas?

Quando uma expressão numérica é formada apenas por adições e subtrações, devemos resolvê-la na ordem em que as operações aparecem, mas respeitando a regra:

Em uma expressão em que temos as quatro operações básicas (multiplicação, divisão, adição e subtração) as divisões e as multiplicações têm prioridade sobre a adição e a subtração.

Mas se temos divisões e multiplicações juntas, devemos resolvê-las na ordem em que aparecem nas expressões.

Em algumas expressões numéricas podem aparecer os símbolos parênteses chaves, colchetes.

Esses símbolos indicam a ordem de prioridade em que as operações devem ser resolvidas. A ordem é a seguinte:

1º Parênteses – 2º Colchetes –  3º Chaves

Em se tratando dos sinais de associação, deve-se eliminar parênteses, colchetes e chaves, nesta ordem.

O resultado da expressão numérica é a resposta a uma pergunta que envolve o problema em questão. Seja, por exemplo, a situação-problema: “Qual foi a mesada do menino Jean, se sua mãe lhe deu uma nota de R$ 10,00 e seu pai lhe deu 4 notas de R$ 5,00 ?”

Uma forma de traduzir matematicamente essa situação é através da expressão 10+4 x 5=30. Dentro desse contexto, na resolução da expressão, fica claro que a primeira operação a ser realizada é a multiplicação, 4×5=20, visto que a mesma representa o agrupamento das cédulas de 5 reais.

A adição realizada em seguida, 10+20=30, responde a pergunta inicial: “Qual foi a mesada do menino Jean?”, cuja resposta faz sentido. Porém, se a mesma expressão matemática estivesse desvinculada de um contexto, poderia gerar uma resposta absurda, 70, caso fosse efetuada a adição antes da multiplicação, ou seja, 10+4=14 e 14×5=70.

Sendo assim, o conhecimento do contexto em que uma expressão está inserida facilita, em muito, a sua resolução.

Atividades de matemática para alunos de 4º e 5º ano com expressões numéricas. As atividades de matemática estão em PDF prontas para imprimir e aplicar em sala de aula.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.