google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de alfabetização para crianças

0

Atividades de alfabetização para crianças

Pontos chave

Atividades como falar, cantar, ler, contar histórias, desenhar e escrever ajudam a desenvolver a alfabetização de seus filhos.
Para bebês e crianças pequenas, experimente atividades como rimas infantis, jogos de som, “eu espio” e livros com rima, ritmo e repetição.
Para crianças em idade escolar, procure palavras em outdoors, placas e itens de supermercado. Incentive seu filho a tentar escrever palavras. E continue lendo!

Nesta página:

Atividades de alfabetização: musiquinhas para alfabetizar

Atividades de alfabetização: texto fatiado

Atividade de alfabetização: pré-silábico

Atividades de alfabetização com listas

Sobre atividades de alfabetização

Falar, cantar, jogar jogos de som e palavras, ler, escrever e desenhar com o seu filho são ótimas maneiras de criar uma boa base de alfabetização.

A grande notícia é que as atividades diárias , como ir às lojas locais ou à biblioteca, oferecem muitas oportunidades divertidas para o desenvolvimento da alfabetização.

E você não precisa de muito tempo para atividades de alfabetização – cinco minutos, algumas vezes por dia, são suficientes. A chave é usar tempos e oportunidades diferentes para ajudar seu filho a aprender. Pode ser tão simples quanto escrever uma lista de compras, jogar um jogo de rimas ou ler uma história antes de dormir.

Nunca é cedo demais para começar a envolver seu filho em atividades de alfabetização – até bebês gostam de ouvir histórias e participar de conversas.

Atividades de alfabetização para fazer em casa:

Atividades de conversação e canto

Conversar e cantar com crianças ajuda-as a desenvolver habilidades de compreensão auditiva e de conversação.

Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Use rima sempre que puder.
  • Use frases como “confortável como um cachorro em um tapete” ou invente rimas sem sentido sobre as coisas que você está fazendo – por exemplo, “colocar peixe no prato do gato”.
  • Cante rimas com o seu filho.
  • Rimas no berçário auxiliam na linguagem infantil,  repetição e ritmo. Você poderia tentar músicas infantis mais tocadas no momento.
  • Repita sons que seu filho faz, ou faça sons e veja se seu filho pode copiá-los. Por exemplo, ‘Vacas dizem moo. Você pode dizer moo?
  • Na hora das refeições, fale sobre a comida que você está preparando, o que você está fazendo, como é o sabor e o que parece.
  • Fale sobre objetos fora da casa – por exemplo, o farfalhar das folhas, ou os sons dos pássaros ou do trânsito.
  • Pergunte ao seu filho se ele pode fazer sons para vento, chuva, água, aviões, trens e carros.
  • Jogue jogos como ‘eu espio’ usando cores. Isso pode ser muito divertido, especialmente para pré-escolares. Por exemplo, ‘eu espio com meu olho pequeno, algo que é verde. O que é algo verde que eu possa estar olhando?

Dicas de leitura:

https://novaescola.org.br/conteudo/5318/brincadeiras-para-alfabetizar

Atividades de alfabetização para crianças
Confira diversas atividades no blog para baixar

Atividades de alfabetização para crianças

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.