google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de matemática: Estimativa

estimativa-com-centenas

0

Atividades de matemática: Estimativa inicial com centenas

A estimativa inicial de matemática é fascinante, é um tópico importante que não pode deixar de ser trabalhado. A estimativa é uma habilidade que ocorre naturalmente, mas que precisa ser nutrida e estimulada à medida que o cérebro da criança se desenvolve.

Pense: use ou perca. Estimar uma quantidade tece em cálculos mentais que exigem resolução de problemas e pensamento crítico.

O que é estimativa?

A estimativa é encontrar o valor aproximado de uma soma, diferença, produto ou quociente. A estimativa torna os números mais fáceis de adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir, especialmente ao fazer cálculo mental. Uma resposta estimada não é exata.

Sugestão:

O objetivo desta lição é que os alunos entendam a estimativa. A estimativa é um palpite com base nas impressões, na opinião, puxando mais para o lado da centena, a sugestão poderá ser explorada de outras formas, principalmente com materiais no concreto.

Alguns exemplos a serem explorados:

A professora perguntará aos estudantes o tamanho da sua sala de aula. Cada aluno terá a oportunidade de usar seu conhecimento anterior para dar uma estimativa do tamanho da sala. O professor pode fazer uma lista de estimativas no quadro e fazer perguntas para explorar como elas chegaram a esse raciocínio.

Para ajudá-los a entender melhor esse conceito, cada aluno escolherá dois objetos na sala, como uma mesa ou uma porta, e anotará a estimativa. Em seguida, eles usarão uma régua para obter a medida real. Isso lhes dará prática e esclarecerá qualquer mal-entendido sobre estimativa.

Finalização:

Uma vez que todos tenham obtido seus resultados, o professor pedirá que os alunos se ofereçam para responder as duas estimativas e reais. Os alunos irão comparar as respostas como uma aula. O professor discutirá seus resultados.

Avaliação:

O professor fará uma avaliação informal observando o aluno estimando  e tendo uma discussão em classe sobre suas estimativas estimadas em comparação com a resposta real.

Habilidade da BNCC

EF04MA06 –  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Atividades de matemática: Estimativa com centenas

PARA BAIXAR O PDF CLIQUE AQUI E ADICIONE A SENHA: ADRIANA
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.