google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de matemática: fração fácil

fração

2

Fração fácil

Hoje venho deixar uma sugestão de atividade de fração fácil,  portanto através desta atividade o aluno terá uma visão mais simples sobre o conteúdo inicial de fração.

  • Objetivos de aprendizado

Os alunos serão capazes de identificar frações e dividir itens em metades, terços e quartos.

Explique à sua turma que hoje eles aprenderão sobre frações. Defina uma fração como parte de um todo.
Desenhe uma imagem de uma fração comum no quadro para ilustrar melhor o conceito para seus alunos.

Sugestão de atividade no concreto:

Mostre a laranja ou o limão à sua turma e diga que você quer dar metade da fruta a uma pessoa da turma.
Use sua faca para cortar o limão ao meio e dê uma das metades para um aluno voluntário.
Escreva a fração 1/2 no quadro branco.
Explique aos alunos que o denominador , ou número na parte inferior, informa quantas partes iguais o item está dividido. Diga à sua turma que o numerador , ou o número no topo, informa quantas dessas partes estão sendo consultadas.
Mostre aos alunos sua barra de chocolate e diga que você dividirá a barra de chocolate em três partes iguais.
Divida sua barra de chocolate em três partes.
Dê um terço a um estudante voluntário.
Diga à sua turma que você acabou de doar um terço da sua barra de chocolate.
Escreva 1/3 na lousa.
Explique mais uma vez aos alunos que o denominador informa quantas partes iguais o item está dividido e o numerador informa quantas partes estão sendo referidas.

Continue com as atividades:

Mostre aos seus alunos a segunda barra de chocolate e diga-lhes que você dividirá isso em três partes iguais também.
Divida a barra de chocolate usando sua faca.
Diga a um aluno voluntário para pegar duas das três peças e faça algumas perguntas à classe para avaliar a compreensão. Por exemplo: Quanto da barra de chocolate foi tomada? Como você sabe?
Escolha um aluno para chegar à frente da turma e escreva uma fração que represente as peças que foram tiradas da barra de chocolate. O voluntário deve escrever 2/3 no quadro.
Escolha os alunos para chamar as definições de numerador e denominador novamente.

Finalização:

Observação este trabalho no concreto é de suma importância para um melhor entendimento do conteúdo, finalize com as atividades da folha anexada aqui no post.

Atividades de matemática: fração
Atividades para registro do conteúdo aplicado no concreto sobre fração

PARA BAIXAR O PDF CLIQUE AQUI E COLOQUE A SENHA: ADRIANA

 

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Claudia Diz

    Adriana seus trabalhos são de excelência. Meus parabéns. Deus continue te abençoando na sua jornada.

    1. Adriana Diz

      Muita obrigada Cláudia, fico muito feliz que tenha gostado.

      Grande abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.