google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de português: interpretação de texto 2º ano

2

Livrinho o Guarda-chuva do guarda

Este livrinho contém interpretação de texto para o 2º ano com um textinho que pode ser explorado o significado das palavras, ilustração e interpretação, uma aula divertida para as crianças. Só deixo uma observação a primeira página do livrinho tem que ajustar, não sei o motivo, mas desajustou na hora da configuração.

Esta atividade propõe a interpretação e compreensão da reflexão sobre a língua e a linguagem e de apropriação do sistema de escrita.

É importante frisar que no inicio do processo de alfabetização, que o professor reproduza em cartolina ou outro tipo de papel os textos trabalhados e que os leia em voz alta, apontando as palavras para que os alunos façam a relação entre a oralidade e a escrita e para que compreendam a direção do nosso sistema de escrita ( da esquerda para a direita e de cima para baixo).

Faça a discussão sobre os diferentes sentidos atribuídos ao texto, neste “O guarda-chuva do guarda” o professor poderá levar o aluno a estabelecerem comparações e a constatarem que um mesmo texto pode suscitar diferentes interpretações. O mais importante neste trabalho é a reflexão que os alunos são levados a fazer em busca de uma resposta e isso depende, em grande parte, dos conhecimentos que cada aluno tem sobre o sentido que cada um constrói, das condições individuais de leitura.

Pelo confronto das diferentes respostas, o professor pode aprofundar a reflexão e ampliar o entendimento da leitura, possibilitando os alunos justificarem e defenderem seus pontos de vista, desenvolvendo a habilidade de argumentação, e até mesmo mudarem de opinião.

Sugestão para desenvolver a leitura:

  • Reúna os alunos e escolha um trecho curto de um texto fictício familiar para ler em voz alta. Revise o significado da ficção e esclareça que um texto fictício é fingido ou imaginário.Explique que, embora a ficção não seja real, às vezes livros ou histórias de ficção parecem realistas, como a história poderia acontecer na vida real.
  • Leia o texto em voz alta, certificando-se de ler as palavras agitadas, lentamente e sem emoção. Tropeçar em algumas palavras difíceis. Depois de terminar, peça aos alunos que mostrem um polegar para cima ou para baixo se entenderam o que você leu. Permita que um aluno compartilhe por que foi tão difícil entender o que você leu.
  • Leia o texto em voz alta novamente, desta vez com boa precisão, expressão e ritmo para apoiar a compreensão do aluno. Peça aos alunos que mostrem um polegar para cima ou um polegar para baixo se entenderem o que você lê. Permitir que um aluno compartilhe o que mudou entre a primeira leitura em voz alta e a segunda leitura em voz alta.
  • Explique aos alunos que hoje eles aprenderão sobre a fluência da leitura e a importância de prestar atenção em como lemos as palavras para apoiar nossa compreensão do texto.

Uma estratégia que podemos usar antes de ler é encontrar palavras complicadas no texto e usar um dicionário para descobrir o significado. Escolha algumas palavras para que a turma encontre no dicionário. o significado de palavras complicadas nos ajudará a ler fluentemente, de modo que não tropeçamos nas palavras difíceis quando começamos a ler! Descobrir palavras complicadas também nos ajuda a entender melhor o que lemos.

Incentive alguns alunos a compartilhar uma coisa em que possam trabalhar em relação à fluência da leitura, com base no feedback dos colegas.

Colete registros ou diários de leitura dos alunos, bem como a  montagem de uma  Lista de verificação da Minha Fluência! como uma avaliação formativa para planejar lições futuras sobre a fluência da leitura.

PARA BAIXAR O PDF CLIQUE AQUI E COLOQUE A SENHA: ADRIANA

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Alex Diz

    Muito boa atividade para introduzir na alfabetização ?

    1. Adriana Diz

      Obrigado meu amigo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.