google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades ciências: Camadas da Terra

ciencias-camadas-da-terra-crosta-manto-nucleo-externo-nucleo-interno-Terra

0

Camadas da Terra

Hoje vamos falar sobre as camadas da Terra. Imagine se você fosse capaz de cavar um buraco até o centro da Terra. O que você acha que encontraria? Você acha que seria o mesmo que temos aqui na superfície?

Objetivos:

Os alunos serão capazes de descrever a estrutura do interior da Terra, nomear e identificar as camadas da Terra e interpretar um gráfico da espessura aproximada das camadas da Terra.

Objetivos de aprendizado:
Após a conclusão desta lição, os alunos serão capazes de:

  • identificar as diferentes camadas da Terra
  • delinear as características de cada uma das camadas da Terra
  • crie um modelo das camadas da Terra

Prática:

Explore as ideias dos alunos sobre o interior da Terra. É o mesmo todo o caminho até o centro? Distribua materiais de arte e peça-lhes que desenhem o que pensam que é o interior da Terra, depois escreva um parágrafo descrevendo o desenho. (Essa atividade ajudará você a saber o histórico que estão trazendo para o tópico.)

Peça a seus alunos que criem suas próprias analogias com a Terra e do que ela é feita. Peça-lhes que deem seus exemplos para seus colegas.

Sobre as camadas da Terra:

Atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra e contém o gás oxigênio necessário à respiração de seres humanos, animais e plantas.

Hidrosfera é a parte líquida da Terra. Ela é formada pelos oceanos, mares, rios e lagos.

Litosfera ou crosta terrestre é a camada formada pela parte sólida – continentes, ilhas, fundo dos oceanos etc. É a camada sobre a qual pisamos.

Além da superfície da Terra, com suas três camadas, existem também duas camadas internas: o manto e o núcleo.

O manto é constituído por rochas sólidas, nas camadas mais superiores, e por um material pastoso e quente denominado magma, nas camadas mais inferiores. Quando um vulcão entra em erupção, ele expulsa a lava, que é o magma que chega até a superfície da Terra. O núcleo, no centro do planeta, é composto tanto de materiais sólidos como pastosos.

O solo

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. É nele que nascem, crescem e vivem as plantas, os animais e vários outros seres vivos. A formação do solo é um processo lento e demorado. O solo é formado por minerais e restos de plantas e animais mortos.

Tipos de solo

Podemos classificar o solo em humoso, arenoso, argiloso e calcário. Essa classificação depende da proporção entre os elementos que compõem cada tipo de solo.

 

PARA BAIXAR O PDF CLIQUE AQUI E COLOQUE A SENHA: ADRIANA

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.