google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

ADIVINHAS – Habilidades. EF02LP15 – EF02LP48

1

ADIVINHAS

Plano de aula: Adivinhas

Ano: 2º ano
Habilidades.
EF02LP15
EF02LP48
Objetivos:
·       
Conhecer
e decifrar adivinhas.
·       
Conhecer
a literatura de cordel.
Desenvolvimento:
Pergunte
aos alunos se sabem o que é adivinha; se conhecem alguma. Peça que observem as
adivinhas que vão ler. Questione-os sobre a forma como estão escritas.
Verifique se percebem que estão escritas em versos. Relembre com os alunos os
conceitos de verso (cada linha de um poema), estrofe (grupo de versos). A rima
(sons iguais ou parecidos no final das palavras nos versos) A rima vai
ajuda-los a descobrir a palavra a ser adivinhada.

Resposta
das adivinhas folha 3, atividade 2: 1. escuridão, 2. dente, 3. alho,
4.pipoca, 5.pé, 6.telefone, 7.pneu

Adivinha é um
texto que faz parte da cultura e tradição oral popular e do universo infantil,
as adivinhas podem ou não apresentar rimas e fazer uso de palavras ambíguas.
Muitas delas são iniciadas com o seguinte modo canônico: “o que é, o que?”

Atenção! Para baixar o PDF clique na imagem acima e coloque a senha: FEVEREIRO

você pode gostar também
1 comentário
  1. Alessandra Souza Diz

    Site maravilhoso!!! Atividades excelentes!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.