google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de alfabetização: sílabas inicias

sílabas-nomeando-figuras

2

NOMEANDO FIGURAS

alfabetização-bncc-atividades-iniciais-atividades-suzano
Olá colegas, hoje venho deixar de sugestão um trabalho com as sílabas inicias, nomeação de figuras e formação de frases.
Habilidades:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na produção silábica. Assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação de palavras, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:

pré-silábicos com silábicos;
silábicos sem valor sonoro com silábicos com valor sonoro;
silábicos com valor sonoro com os silábico-alfabéticos;
silábico-alfabéticos com os alfabéticos.

 

 

 

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Débora Silveira Diz

    Pode ser trabalhadas no 3° ano do ensino fundamental?

  2. Débora Silveira Diz

    Pode ser trabalhadas no 3° ano do ensino fundamental?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.