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Atividade de matemática: Números decimais 5º ano

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Números decimais 5º ano

O que são decimais?

Um decimal é um número expresso na escala de dez. Comumente falamos sobre decimais quando os números incluem um ponto decimal para representar um número inteiro mais uma fração de um número inteiro (décimos, centésimos, etc.).

Um ponto decimal é um ponto ou ponto usado para separar a parte inteira de um número da parte fracionária de um número.

Objetivos específicos

Compreender que há diversas representações para uma mesma quantidade;

Reconhecer e identificar a equivalência entre frações e números decimais.

Habilidade da BNCC

EF05MA02 – Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03 – Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Questione com a sala:

Quantos cubinhos existem na barrinha?
Um cubinho representa que fração da barrinha?
Como lemos essa fração?
O que representa o numerador? E o denominador?
Se fossem dois cubinhos, que fração representaria da barrinha?
Se fossem quatro cubinhos, que fração representaria da barrinha?
E se fossem dez cubinhos, que fração teríamos em relação à barrinha?

Sugestão:

Uma das melhores maneiras de descrever decimais é mostrar a uma criança um quadrado de cem números ou um gráfico numérico e explicar que isso representa ‘um’: as crianças precisam saber que quando falamos de decimais, é como se estivéssemos dividindo um todo em partes menores .

Se você colorisse em um dos quadrados , isso seria representado como o decimal de 0,01 (que é um centésimo ou 1/100).

Eles também precisam começar a calcular com decimais mentalmente,  e esta representação no quadriculado facilita o entendimento das crianças, por exemplo:

O que é metade de 3? (1,5)
O que é o dobro 0,34? (0,68)
O que é 0,4 x 5? (2)
O que é 4,5 + 1,2? (5,7)
O que é 8 – 3,2? (4.8)
O que é 6 dividido por 1000? (0,006)

 

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