google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de Língua Portuguesa: Produção de texto, dicas e ilustração

produção-de-texto-dicas-ilustração

0
A atividade de produção de texto com ilustração estimula o aluno no processo de criação e escrita do aluno.
Atividade de Língua Portuguesa: Produção de texto, dicas e ilustração

Atividades de Língua Portuguesa: Produção de texto, dicas e ilustração

Atividades de Língua Portuguesa: Produção de texto, dicas e ilustração, deixo de sugestão uma produção que os alunos adoram, principalmente porque usa o processo de criação e criatividade das crianças através do desenho.

Sugestão:

Produção de texto coletiva:

Quando as crianças começam a produzir textos, além dos espontâneos, em que escrevem livremente, a escrita  coletiva é uma oportunidade de exercício do processo como um todo, desde a organização das idéias até a revisão
final.

Objetos do conhecimento:

No eixo oralidade: práticas de compreensão e produção de textos orais em diferentes contextos discursivos: Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade.

No eixo da escrita: práticas de produção de textos verbais, verbo-visuais e multimodais de diversos gêneros textuais.

 

Habilidades:

EF02LP01 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audivél, boa articulação e ritmo adequado.

Veja também: Dicas de produção de texto

A composição coletiva de textos, mesmo quando as crianças ainda não sabem escrever, é um exercício que favorece a construção de diversas habilidades necessárias para a produção de textos orais e escritos. Pelo trabalho coletivo, as crianças acompanham as diversas etapas do processo:

  • estabelecer objetivos para o texto;
    associar o texto a uma prática social (se for um convite, por exemplo);
    estudar o tema;
    decidir o gênero de texto;
    conhecer a organização do texto no espaço;
    selecionar e organizar as idéias;
    decidir a ordem em que serão escritas;
    selecionar o vocabulário;
    formular as frases;
    grafar as palavras corretamente,
    pontuar;
    reler para avaliar;
    reformular quando necessário;
    avaliar a coerência textual;
    avaliar se os objetivos foram alcançados.

Fonte: Sistema Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica

PARA BAIXAR O PDF CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

Atenção!!! Todas as atividades agora vão ter senha por motivo dos grupos de whats não estarem contribuindo com as blogueiras, a senha sempre será Adriana, a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.