google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Diversas atividades sobre a água

agua-ciclo-da-agua-livrinho-sobre-a-agua

0

Água atividades, vídeos e textos

De acordo com vários pedidos, hoje deixo na página um apanhado geral sobre atividades referentes ao dia da água.
Clique nas palavras que você será redirecionado para as atividades indicadas.

Roleta Ciclo da água 

Livrinho dia da água

o ciclo da água

Juju vai viajar- História Infantil para o Dia da água

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

CARTILHA SOBRE ÁGUA

 

Projeto água ensino fundamentall

Projeto Pedagógico: A água

Objetivos gerais do Projeto Pedagógico

  •  Sensibilizar as crianças para a importância da água no seu dia-a-dia e na sua vida;
     Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de preservar a água, visto esta ser fundamental para a vida na terra;
     Conhecer a água: características, mudanças de estado e ciclo da água;
     Reconhecer a importância da água na vida do planeta;
     Incutir hábitos de economizar água, por ser um bem que começa a escassear;
     Reconhecer e valorizar a necessidade básica da sua utilização na vida de todos os seres vivos;
     Partilhar o processo e os saberes adquiridos através do Projeto pedagógico a toda a comunidade educativa;
     Alargar os conhecimentos sobre a água;
     Proporcionar a participação dos pais e de outros membros da comunidade no desenvolvimento do Projeto pedagógico;
     Preparar para a vida ativa, fomentando atividades e experiências que permitam mobilizar saberes e novos conhecimentos;
     Proporcionar momentos lúdicos;
     Avaliar e refletir continuamente o desenvolvimento e a pertinência do Projeto pedagógico.

 

Objetivos específicos
Área da Formação Pessoal e Social
Despertar na criança o gosto e a curiosidade por saber mais sobre a água;
Estimular o sentido de respeito pela água;
Permitir o desenvolvimento harmonioso da personalidade de cada criança;
Interiorizar a utilização, conservação e arrumação dos materiais;
Valorizar a autonomia e a confiança em si própria;
Estimular a socialização;

Domínio da Expressão
Estimular a expressão e a criatividade na elaboração de desfiles com fantasias de animais aquáticos;
Dramatizar alguns papéis característicos de profissões ligadas há água;
Desenvolver a capacidade de imitar;

 Domínio da Expressão Plástica
Promover a expressão livre de forma a desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética (arte);
Permitir a observação e reprodução de objetos ligados à água;
Promover e estimular a utilização de vários materiais na expressão plástica;
Proporcionar a utilização de várias técnicas de expressão plástica;
Explorar as diferentes possibilidades dos materiais;

 Domínio da Expressão Musical
Despertar a curiosidade para sonoridades próprias da água;
Possibilitar o contato com instrumentos musicais.
Possibilitar o alargamento da cultura musical;
Utilizar a música como meio de aprendizagem.

 Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita
Utilizar a linguagem oral como canal eficaz da expressão, socialização e comunicação;
Adquirir e alargar o vocabulário da criança sobre água.

Representar acontecimentos, histórias e visitas através do desenho;

Capacitar para o reconto da história “Juju vai viajar;

Proporcionar ocasiões de diálogo e reflexão.

Domínio da Matemática
Comparar, ordenar e sequenciar objetos através das suas características;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
Explorar as figuras geométricas;
Proporcionar experiências de medição;
Relacionar número e quantidade;
Interiorizar e utilizar corretamente no dia-a-dia noções matemática, tais como: longe/perto, grande/pequeno, largo/estreito, entre outras.

Área do Conhecimento do Mundo

Identificar elementos conhecidos numa fotografia e confrontar com a realidade observada.
Observação do ciclo da água.
Experiências diversas com a água nos estados: Sólido / Liquido / Gasoso).
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e poluída.

A avaliação é importante para que possamos ter consciência da importância que a nossa prática pedagógica tem sobre as crianças, a avaliação permite-nos, parar para refletir, se realmente, vamos ao encontro dos nossos propósitos, ou se é necessário realizar algumas alterações. No entanto, é de salientar que “analisar e avaliar a intervenção educativa e as atividades não é uma tarefa fácil, pois existem muitos fatores que intervêm e que poderíamos tomar como referentes, de acordo com a perspetiva que queiramos adotar” (Bassedas, Huguet, & Solé, 1999, p. 185).

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.