google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de alfabetização: palavras e frases

Atividades-de-alfabetização-palavras-e-frases

0

Atividades de alfabetização: palavras e frases

Atividades de alfabetização palavras e frases são atividades lúdicas com maior facilidade de compreensão dos alunos, as atividades de alfabetização convencionais podem ser adaptadas para uma maior compreensão dos alunos na escrita de palavras e frases.

Sugestões:

SILÁBICA:

Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para representar a fala.
• Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.

Sugestões de Atividades para alfabetização:

  • – Todas as atividades do nível anterior;
  • – Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
  • – Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
  • CAMELO = C____M____L____ ou ____A____E____O
  • – Relacionar personagens a partir do nome escrito;
  • – Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.
  • – Reconhecer letras no texto trabalhado;
  • – Cruzadinhas; Caça-palavras;
  • Completar lacunas em texto e palavra;
  • – Evidenciar rimas entre as palavras;
  • – Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
  • – Contar a quantidade de palavras de uma frase;
  • – Analise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto;
  • – Lista de palavras com a mesma sílaba final ou inicial;
  • – Escrever palavras a partir da letra inicial ou da sílaba inicial;
  • – Ligar palavras ao desenho;
  • – Propor atividades de escrita de palavras em duplas (um dita e outro escreve).

SILÁBICO-ALFABÉTICA

Avanços:
• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário.
• Atribuir o valor sonoro das letras.

Sugestões de Atividades:

  • – Separar as palavras de um texto;
  • – Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: Associar o “GA” do nome da “GABRIELA” para escrever “GATO” “GAROTA”, “GAVETA”…;
  • – Procurar desenvolver o próprio pensamento das crianças para que percebam o que é provável e o que é impossível encontrar na linguagem escrita;
  • – Formação de frases;
  • – Cruzadinhas utilizando fotografias;
  • – Fazer caça-palavras, imprimindo maior grau de dificuldade a essa atividade, como: na vertical, na diagonal, em ordem inversa, etc.
  • – Dividir palavras em sílabas;
  • – Formar palavras a partir de sílabas;
  • – Produção de textos, ditados e listas.

ALFABÉTICA

Avanços:
• Realizar a escrita correta das palavras.
• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).

Sugestões de Atividades:

  • – Todas as anteriores;
  • – Leituras diversas;
  • – Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
  • – Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
  • – Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem.
  • – Análise linguística das palavras;
  • – Atividade de escritas: complete, stop, cruzadinha, forca, caça-palavras…
  • – Produção coletiva e individual de textos;
  • – Reescrita de textos (individual e coletiva).

Veja também um artigo

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.