google-site-verification: googlef0526fceb55efbf1.html

Atividades de alfabetização escrita correta de frases

frases

0

Escrita de frases

As atividades abaixo tem o intuito de trabalhar a escrita correta de frases de forma lúdica e divertida, desta forma as crianças vão perceber a estrutura da frase e como se dá sua formação.

Sugestões para ampliar o trabalho com frases em sala de aula:

 

Objetivos de aprendizado
Os alunos serão capazes de identificar e escrever as partes de uma frase completa.

Introdução 
Apresente a lição exibindo várias imagens de animais (podem ser fotografias, desenhos ou projetadas) no quadro.
Peça a seus alunos que consultem um amigo e compartilhem de qual animal eles gostam.
Escreva várias frases no quadro (por exemplo, eu gosto do gato).

Instrução 
Explique que eles acabaram de escrever uma frase. Uma sentença é um pensamento. Uma frase sempre tem um pensamento completo, começa com uma letra maiúscula na primeira palavra e termina com ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação.
Apontar a letra maiúscula e a pontuação final em cada uma das frases que você acabou de escrever.

Prática 
Escreva outro modelo de frase no quadro, mas desta vez use todas as letras maiúsculas e nenhuma pontuação final.
Peça aos alunos para ver se eles podem consertar sua sentença.
Peça a alguns alunos que compartilhem suas ideias, destaque os erros cometidos e reescreva sua frase corretamente.
Pratique escrever mais algumas frases no quadro que estão faltando uma ou duas coisas (todas em minúsculas, sem pontuação final, sem pensar) e peça aos alunos que o ajudem a corrigir cada sentença.
Lembre aos alunos que uma sentença precisa que as três partes estejam completas:  Inicio, pensamento completo e pontuação final.

Aplique atividades extras:
Diga à sua turma que eles terão agora a chance de escrever suas próprias frases.
Distribua atividades com diversas frases como você trabalhou no quadro e peça que façam novamente de acordo com o pedido anteriormente.

Suporte :

Dê suporte aos alunos com dificuldade lendo as atividades com eles e pedindo que identifiquem cada parte da sentença.

Avaliação 
Avalie a compreensão dos alunos, verificando se eles foram capazes de incluir cada uma das três partes de uma frase em seu trabalho.
Peça aos alunos que compartilhem uma frase completa usando o quadro “Eu gosto de …” como um bilhete de saída.
Revise sempre as partes de uma frase.

Para baixar as atividades clique com o botão direito e depois em salvar como.

 

 

Veja também:

Atividades de Língua Portuguesa: Frases-leitura

Formando frases bncc (EF02LP32)

Escolhendo as palavras corretas para formar frases em pdf

Trabalhando leitura, escrita de palavras e frases em pdf

Sinais de pontuação com formação de frases direcionadas em pdf

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.